Sua empresa precisa de conteúdo

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Conquistar o cliente e realizar a venda sempre foram os objetivos de todo negócio. Para isso, muitas táticas foram inventadas: propagandas, promoções, técnicas de vendas, etc. Por muito tempo, só isso funcionou. Mas, hoje, há a necessidade de se investir em algo a mais.

Do começo

Durante muitos anos, os consumidores tinham acesso aos produtos nas lojas, nas propagandas das mídias tradicionais (TVs, rádios, jornais, revistas) ou nos vendedores de porta em porta. Com a chegada da tecnologia e da internet na vida da gente, esse acesso mudou. O produto está disponível on line. Surgiram  e-commerces (lojas virtuais) em todos os segmentos e é natural, claro, que as propagandas, promoções e anúncios tentassem se mudar para esse novo mundo. O problema é que a oferta de produtos foi enorme, uma verdadeira avalanche na rede. E o que fazer para se diferenciar, para convencer o consumidor a comprar o seu produto?

Trabalhando em um novo ambiente

O marketing, que fazia parte do mundo off line, mudou-se, junto com os produtos, para o mundo on line e também passou a aplicar suas táticas lá.(O marketing off line não deixou de existir e ter sua importância). Surge o Marketing Digital que nada mais é que um conjunto de estratégias do marketing tradicional adaptadas ao mundo digital. Ele passa a atuar nas plataformas virtuais onde as pessoas estão: blogs, sites, redes sociais,…Ok, então, é fácil, vamos mandar os anúncios e propagandas da mídia tradicional para os ambientes on line e tudo está resolvido. Não. Não pode ser assim. Com acesso a tantos produtos e informações on line, as pessoas, hoje, precisam ser convencidas de que consumir o seu produto vale mesmo a pena, afinal, elas tem inúmeras opções, ou seja, a concorrência é enorme. E como fazer isso?

Um novo conceito

É aí que entra o conteúdo. Com tantas mudanças, o consumidor almeja mais do as informações básicas do seu produto. Ele precisa se identificar com a sua marca, ele precisa saber quem sua empresa é e saber em que ela acredita, quais são os seus posicionamentos e os seus valores. E é isso que o marketing de conteúdo (ou inbound marketing ou content marketing) faz. Ele mostra a cara da sua marca, a identidade dela. E o que você ganha com isso? A admiração e fidelidade do cliente. Você cria empatia com o cliente e ele passa a  identificar-se com com a sua empresa, com os valores que o seu conteúdo passa. É dessa forma que você vai conquistar as pessoas. É assim que você desbanca a concorrência que oferece um produto similar ao seu. É cativando um público.

Informação é o segredo

Mas, afinal, o que é Conteúdo? É  a informação relevante que ajuda o seu consumidor de alguma forma, que faz com que ele se sinta satisfeito e faz com que ele recorra a sua marca sempre em busca dessas boas informações. Ele cria uma confiança no que sua marca fala e isso pode torná-lo um admirador e, até mesmo, um fã (multiplicador/compartilhador) do seu conteúdo. Essa informação também pode entreter, divertir, educar, etc.

Não se engane: isso é estratégia

Mas, entenda, essas informações estão sempre correlacionadas ao seu produto, a sua marca. Nada é solto no ar. Tudo é pensado estrategicamente. Isso é marketing digital, um marketing que assume uma nova linguagem para conquistar os consumidores desse novo mundo. Por isso, a sua empresa precisa de conteúdo.

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