O marketing digital também é B2B

marketing digital para b2b

As estratégias de marketing digital já conquistaram os negócios direcionados ao varejo na internet (negócios B2C). A cada dia, são mais e mais empresas com páginas na web e em redes sociais em busca de um diálogo com os consumidores, estabelecendo um relacionamento bem próximo com eles, o que tem trazido excelentes resultados em vendas. Mas outro setor que tem muito a ganhar com o marketing digital é o dos negócios B2B, ou seja, empresas que vendem para empresas.

Assim como o B2C, o setor de B2B, nos dias atuais, exige um bom relacionamento online com seus compradores e isso é possível através de algumas ferramentas do marketing digital.

Algumas estratégias

O primeiro passo a se trabalhar para conquistar clientes B2B, no meio online, são os leads. Direcionando postagens para um público segmentado, é possível captar um banco de emails das empresas compradoras. Com um bom conteúdo, o email marketing pode ser uma maneira muito eficiente de conquistar esses clientes. As redes sociais também fazem parte das estratégias, no entanto, ao contrário dos negócios B2C (que investem em Facebook, Instagram, Youtube, primordialmente), o negócio B2B deve investir, em primeiro lugar, no Linkedin, seguido de Twitter e só depois Facebook.

Ter um site ou um blog com informações atualizadas sobre os seus produtos é de grande importância. Após receber o email marketing ou ter acesso às redes sociais da sua empresa, é possível que a empresa compradora tenha interesse em conhecer mais sobre o que você oferece. Por isso, o seu site ou blog coorporativo deve dar fácil acesso a todas as informações que o seu cliente precisa.

Distribuir materiais que “educam” o seu público através dos canais digitais, atrai os negócios B2B. Investir em um conteúdo relevante é fundamental. Mandar email ou postar matérias “vazias” de conteúdo, apenas com produtos ou marcas, não atrai ninguém. Informações sobre os produtos, segmentos, benefícios, dicas, serviços, etc. são conteúdos de grande relevância. Dê ao seu cliente informação de valor. Assim, ele poderá perceber o quanto sua empresa entende do produto que oferece, o que fará com que ele tenha maior confiança em você e, consequentemente, tenha preferência a fazer negócios com sua empresa.

Por Régia Honório,

da redação da Passo2Digital

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