Medindo resultados nas redes sociais

Avaliar os resultados das redes sociais faz parte da estratégia

Avaliar os resultados das redes sociais faz parte da estratégia

Trabalhar com mídias sociais envolve, não apenas, geração de conteúdo e gerenciamento de redes,  mas também o monitoramento e análise de resultados. Quem só faz postagens sem avaliar que reações elas estão recebendo ou que tipo de público está atraindo não consegue dar um foco para o seu trabalho, logo, pode  acabar se perdendo no planejamento estratégico.

Avaliar o quanto as páginas evoluíram, que tipo de conteúdo agradou mais ou menos, qual o alcance das publicações, o grau de envolvimento, entre outros dados é parte essencial para um bom planejamento de gestão de redes sociais. Existem várias ferramentas pagas e gratuitas, mas quero chamar a sua atenção para as que estão disponíveis nas próprias redes sociais.

São as ferramentas nativas, que são gratuitas e apresentam um histórico de dados da sua página.  O Facebook Insights fornece dados como volume de fãs, dados demográficos e geolocalizados, curtidas, compartilhamentos,  comentários, visualizações e usuário súnicos. No Twitter, dados como número de seguidores ganhos, visitas ao perfil, cliques no link, cliques em hashtags, favoritos, respostas e retweets estão disponíveis na aba estatísticas (acesse pelo desktop).

O Instagram também informa dados como impressões, alcance, número de seguidores posts mais curtidos e com maior taxa de envolvimento. A avaliação desses dados deve ser constante para que se possa identificar os resultados, de acordo com os objetivos traçados.

E para quem não está habituado com tantas métricas e números vale a pena começar a entender ou entregar este trabalho nas mãos de quem possa interpretar os dados e definir uma estratégia de conteúdo bem fundamentada. Ficar só postando não dá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s