Luíza Trajano incentiva mulheres empreendedoras de Fortaleza

Depoimento de Luíza Trajano para mulheres empreendedora

Luíza Trajano fala para platéia de mulheres empreendedoras em Fortaleza

No último sábado, dia 25 de novembro, a Passo 2 Digital marcou presença na palestra da empresária Luiza Helena Trajano, dona do Magazine Luíza, maior rede de lojas de eletrodomésticos do Brasil. A palestra aconteceu no auditório da Câmera de Diretores Lojistas (CDL) Fortaleza, e fez parte do 1º Café com Mulheres Empreendedoras, evento organizado pela Rede de Mulheres Empreendedoras – RME Ceará.

Uma vida de Empreendedorismo

Diante de uma plateia repleta de mulheres atentas, Luíza Trajano, sempre sorridente e descontraída, contou parte da história do Magazine Luíza e de sua trajetória como líder da empresa, ressaltando a importância da visão empreendedora para conquistar o sucesso. “Quem se mete a ser empreendedor é quem faz acontecer. O que vai lá e faz. Por isso, as startups dão certo. Elas testam logo, não ficam só planejando”, afirma.

Trabalhando como vendedora por quase 30 anos no negócio da família, a empresária sabe o valor que o bom relacionamento tem para o empreendedorismo. “Tem que tratar bem os clientes e os funcionários também”, ressalta Luíza que disse ainda que o empreendedor não pode querer ganhar sozinho, mas deve proporcionar ganhos ainda para seus colaboradores e clientes.

Sobre o início da vida empreendedora, Luíza fala que “é preciso aprender a lidar com gente” e que errar não é problema, mas repetir os mesmos erros é inaceitável. “Dê espaço a novos erros. Eu detesto repetir erros. Se seu negócio é difícil, feche e faça outro”, aconselha.

Comunicação nas empresas

A empreendedora chamou a atenção ainda para a comunicação nos negócios. “A comunicação é muito importante porque não é o que você fala, é o que o outro entende. Preocupe-se com o que o outro entende”, ressaltou. Luíza disse ainda que está sempre de olho no seu Instagram. “O Instagram foi ótimo para mim porque me colocou perto das pessoas”.

Comunicação ainda foi assunto da palestra quando Luíza contou, rindo de si mesma, que virou meme ao sofrer uma queda quando carregou a tocha olímpica, nas Olimpíadas do Brasil, no ano passado. “Vocês não sabem o que é virar meme! Mas, daí, surgiu uma campanha: Se até a Luíza caiu, imagina os preços!”. E, entre risos, aproveitou para deixar uma mensagem para as empreendedoras: “Estou acostumada a cair e levantar. Eu não tenho dó de mim. Eu tenho é fé”.

As lutas das mulheres

Sobre a participação das mulheres no mundo dos negócios, Luíza acredita que o momento que vivemos hoje é o “momento das mulheres nas empresas” e que respeitar os homens é muito importante. “Tem que ter respeito ao masculino. A nossa luta é a favor das mulheres e não contra eles, mas nós queremos ser o maior partido político do Brasil”, afirma.

Luíza contou ainda sobre a criação do Disque Denúncia de violência contra mulheres, disponível para as funcionárias do Magazine Luíza. O serviço foi criado após uma de suas gerentes ter sido barbaramente assassinada por seu marido. “Eu fiquei muito mal e resolvi tentar evitar que isso acontecesse outra vez. Por isso, criamos o Disque Denúncia e, para minha surpresa, tivemos mais de 40 ligações dentro de um mês. Isso tem que acabar”.

O Magazine Luíza

Segundo a empresária, o Magazine Luíza completou 60 anos, no último dia 16 de novembro. O negócio teve início por iniciativa de sua tia, mulher empreendedora que é inspiração para Luíza até hoje. Atualmente, são 850 lojas em todo o Brasil e a empresa deverá abrir as portas de 17 novas lojas, em 2018. De acordo com Luíza, suas lojas proporcionam 20 mil empregos diretos e cerca de 40 mil empregos indiretos, em todo o País.

 

 

 

 

2 comentários sobre “Luíza Trajano incentiva mulheres empreendedoras de Fortaleza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s